sábado, 10 de outubro de 2009

Transparência e Opacidade da Luz


Com a aula de ontem, pude esclarecer algumas dúvidas que tinha em relação à Transparência e Opacidade da Luz, este post pode responder à dúvida que coloquei no post anterior em que referia se "Se a luz é partícula, como é que ela atravessa o vidro?
Se a luz é onda, porque não atravessa a parede?", resumidamente o material transparente é transparente porque deixa a luz passar, isso acontece porque as partículas que ele contém como átomos ou moléculas não interagem com o comprimento de onda da luz visível, ou seja, muitas vezes um material que é transparente deixa passar radiação electromagnética visível e bloqueia outros tipos, como ultravioleta, ou infravermelho, etc.
A opacidade, é o processo inverso, ou seja, o material interage com o campo eléctrico que forma a onda de luz, e o neutraliza. Isso dá quando a partícula bate nos eléctrões e os excita, arrancando-os ou não do átomo(efeito fotoeléctrico).
Se o eléctrões acumulou energia suficiente, o material pode se tornar fotoluminescente, pois quando o electrão se "des-excita", ele emite uma onda de luz de volta ficando brilhante.

Exemplo em material onde estes conceitos se empregam http://www.creativecow.net/interstitial.php?url=http%3A%2F%2Fgeo.creativecow.net%2Fpt%2Fth%2F227%2F681%2F1&id=1

Sem comentários:

Enviar um comentário