segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Como evitar as faixas brancas quando filmamos um monitor?



Em relação à minha dúvida do Post anterior "Faixas no ecrã do Monitor" para chegar a uma conclusão tive que pesquisar como é que se forma uma imagem na televisão para perceber qual o motivo que origina esta situação.
 A imagem da Tv não é formada de uma vez, mas sim em faixas, começando pelas ímpares e depois as pares, actualizadas cerca de 30 vezes por segundo...

Mas os nossos olhos e cérebro identificam como uma imagem fixa, porém equipamentos de registo de imagem, vêm a realidade física e não a "impressão" que temos...
Para capturar uma imagem sólida e completa no monitor da TV com  câmeras digitais, temos que usar uma velocidade de obturador inferior a 1/30 de segundo.
Pude fazer esta experiência em casa com uma câmera e conclui que, a  forma mais fácil de o fazer, é usar por exemplo a câmera no modo de prioridade do obturador (shutter priority). Em seguida, usar os controles da câmera para modificar a velocidade para algo como 1/15, 1/20 ou 1/25.
Em condições normais, o uso da velocidade 1/30 será ainda um pouco rápido e pode deixar uma faixa branca em algum ponto da foto. Por outro lado, uma velocidade muito baixa provocará uma fotografia borrada, influênciada pelo movimento da imagem do vídeo.
Verifiquei que 1/15 e 1/20 são as velocidades ideais para a maioria das situações.
Temos ter atenção, a presença de iluminação directa contra a televisão, vai gerar reflexos que podem estragar a foto.
Última observação: as modernas televisões digitais de plasma ou cristal líquido não causam os mesmos problemas dos modelos tradicionais de tubo (CRT). Isto acontece porque estes aparelhos criam as imagens por meio de um sistema chamado progressive scan, que refaz cada quadro de uma só vez, não linha a linha. Ao fotografar um monitor plasma ou LCD, não nos temos que preocupar com este tipo de situações.

A formação da imagem na televisão http://www.willians.pro.br/imagemtv.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário