quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O que é Difração do Calor?



Conclui que é um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objecto cuja a sua dimensão é da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda.

Como este desvio na trajectória da onda, causado pela difracção, depende directamente do comprimento de onda, este fenômeno é usado para dividir, seus componentes, ondas vindas de fontes que produzem vários comprimentos de onda.
Para a luz visível, usa-se uma rede de difração, formada por uma superfície reflectiva ou transparente em que se marcam vários sulcos, bem próximos uns dos outros (décimos ou centésimos de milímetro, pois o comprimento de onda da luz é da ordem de 5.10-7m - o metro dividido em 10 milhões de partes). Exemplos destas redes e suas propriedades: quando se olha um tecido de trama fina contra uma lâmpada distante, quando olhamos o reflexo num CD ou quando olhamos a Lua através de uma nuvem, vemos faixas ou halos coloridos, devido à difração da luz por pequenos obstáculos (a trama, os sulcos do CD ou as gotículas de água na nuvem).
A difração acontece facilmente nas ondas sonoras, pois são ondas com comprimento de onda grande (variam de 2cm a 20m). Conseguimos ouvir alguém a falar mesmo que não possamos ver a pessoa, pois as ondas sonoras contornam as superfícies.

Vou deixar um pequeno video que encontrei na net um bom exemplo, que demonstra a luz reflectida pelo CD sofre difração e pode ser visualizada sobre uma linha recta que passa pelo eixo do CD. Este feixe concentra muita energia e se assemelha as ondas X pesquisadas para a construção de antenas bem direccionadas. O video mostra esta linha, observada para uma luz branca e a luz de um diodo laser.



Abraços

http://www.scribd.com/doc/4067717/Fisica-Optica-cap37-Difracao

Sem comentários:

Enviar um comentário