quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O que é imagem Real e imagem Virtual?



Nunca pensaram, porque, é que as imagens virtuais não podem ser tocadas?
Pois eu já!!!
Com alguma pesquisa efectuada pude concluir que, luz é emitida ou reflectida em cada ponto em um objecto em todas as direcções e viaja em linhas rectas.
Por exemplo quando nós coloca-mos um objecto na frente de um espelho, alguns desses raios atingem vários pontos sobre a superfície do espelho, esse espelho reflecte a luz em cada ponto de acordo com a Lei "de reflexão", que afirma que "O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão em relação à normal no ponto".
Os raios provenientes de um único ponto sobre o objecto atinge o espelho em lugares diferentes e continuam a divergir após reflexão (ver o diagrama abaixo).
Se nós estamos a ver os raios divergentes, que parecem derivar de algum lugar atrás do espelho de um ponto onde os raios parecem divergir (linhas tracejadas no diagrama), neste caso vamos ver uma imagem do objecto, neste ponto, mas os raios de luz na verdade não vêm a partir deste ponto, portanto, ele este é chamado de uma imagem virtual e se uma tela é colocada à distância da imagem, esta imagem não aparecerá nele.
Isto significa que não existe uma imagem real a esse ponto, mas sim uma imagem que se constrói na nossa mente, daí a palavra "virtual".
Inversamente, uma imagem real é aquela que realmente tem a luz que vem junto com ela para formar uma imagem em uma tela ou num pedaço de papel colocado no local onde a imagem parece estar situada.
A imagem real pode ser usado para expor um filme, criando uma fotografia, que o mesmo não pode ser feito com uma imagem virtual.



Não é verdade que só os espelhos formam imagens virtuais como eu pensava até aqui, por exemplo uma lente divergente forma imagens virtuais, considerando que a lente convergente produz uma imagem virtual, quando a distância do objecto da lente é menor do que o comprimento focal da lente convergente. Um bom exemplo seria as imagens que nós observamos com uma lupa.
Quando os raios só parecem ser divergentes de uma imagem atrás de um espelho, ou a partir de uma imagem no mesmo lado do objecto, no caso da lente, a imagem é virtual.


Abraços

2 comentários:

  1. Olá, gostaria que voce me explicasse de uma forma mais simples o que são imagens reais e virtuais ?! Imagens virtuais são as que vemos em espelhos, e o resto é real?! Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena que essa pergunta foi há 2 anos, senão eu te explicaria agora.

      Eliminar