domingo, 25 de outubro de 2009

A Anatomia de um espelho curvo!



Até agora, o nosso assunto tem tido haver com o reflexo da luz fora de superfícies planas e a formação de imagens por espelhos planos, espelhos curvos e especificamente, que têm uma forma esférica. Esses espelhos são chamados de espelhos esféricos. Os dois tipos de espelhos esféricos são mostrados no (diagrama na direita).  Espelhos esféricos podem ser pensados como uma parte de uma esfera que foi cortado fora e depois prateado em um dos lados para formar uma superfície reflectora. Côncavo espelhos que foram prata no interior da esfera e espelhos convexos foram prateado na parte externa do esfera.

Se um espelho côncavo é pensado como sendo uma fatia de uma esfera, então não haveria uma linha que passa pelo centro da esfera e anexando ao espelho no centro exacto do espelho.
Esta linha é conhecida como o eixo principal. O ponto no centro da esfera em que o espelho foi cortado é conhecida como o centro da curvatura e é denotado pela letra C no diagrama abaixo. O ponto da superfície do espelho, onde o eixo principal encontra o espelho é conhecido como o vértice e é denotada pela letra A, no diagrama abaixo.  O vértice é o centro geométrico do espelho. A meio caminho entre o vértice e o centro de curvatura é um ponto conhecido como o ponto focal, o ponto focal é denotado pela letra F no diagrama abaixo. A distância do vértice ao centro de curvatura é conhecido como o raio de curvatura ( representado por R).  O raio de curvatura é o raio da esfera de que o espelho foi cortado.  Finalmente, a distância do espelho ao ponto focal é conhecida como a distância focal (representado por F).
Desde o ponto focal é o ponto médio do segmento de linha ao lado do vértice eo centro da curvatura, a distância focal seria metade do raio de curvatura.




O ponto focal é o ponto no espaço em que a luz incidente para o espelho e viajando paralelamente ao eixo principal se reunirá após a reflexão. O diagrama à direita mostra este princípio. Na verdade, se alguma luz do sol foi colectada por um espelho côncavo, então seria convergir no ponto focal, porque o sol está a uma distância tão grande da Terra, os raios de luz do sol que atingem o espelho serão essencialmente viajando paralelamente ao eixo principal. Como tal, esta luz deve reflectir e passar pelo ponto focal. Por exemplo uma demonstração de Física, um espelho com algum tamanho para definir um lápis em chamas, em questão de segundos. Na demonstração, o lápis é colocado no ponto focal e o espelho côncavo é apontado para cima na direção do sol. O que quer que os raios de luz do sol que bateu o espelho estão focados no ponto onde o lápis está localizado.
Para surpresa de muitos, o calor é suficiente para inflamar a lápis!!!
À medida que prosseguimos  vamos observar as imagens formadas por espelhos côncavos dependendo da localização do objecto, a imagem pode ser ampliada ou reduzida em tamanho ou ainda do mesmo tamanho que o objecto, a imagem pode ser invertida ou vertical e a imagem estará localizada em uma região específica ao longo do eixo principal. 

http://www.physicsclassroom.com/Class/refln/

Abraços

1 comentário:

  1. Luís, está muito bom o seu blogue. Mantém-se um passo à frente das aulas. E é muito eficaz a sua estratégia de ir colocando perguntas a que responde na entrada seguinte. Parabéns. Continue. Está no caminho certo.

    ResponderEliminar