terça-feira, 27 de outubro de 2009

Efeito "Moiré"



Pegando no Post atrás referido " http://opticateoriadacor.blogspot.com/2009/10/faixas-no-ecra-do-monitor.html Faixas no ecrá do monitor" para o completar ainda mais, isto porque tem algum peso no "nosso" mundo das "Artes Gráficas" nos é bastante útil e que me passou um pouco ao lado, que é o efeito Moiré, este é um efeito óptico pela sobreposição de dois padrões quaisquer. Acontece muito quando se representa alguma imagem de algum padrão como uma grade, uma persiana, qualquer coisa listrada ou reticulada, o que acontece é a sobreposição da reticula da técnica de reprodução - resolução da foto, reticula da impressão, etc - com o padrão representado.


Para obtermos uma melhor perspectiva,  podemos criar a nossa própria imagem para observar o efeito moiré. Para isso basta chamar um conjunto de linhas paralelas e, em seguida, elaborar um outro conjunto de linhas paralelas sobre eles em um ligeiro ângulo.

O efeito moiré também ocorre quando uma imagem já digitalizada é então examinado novamente.
  efeito moiré também pode alterar a aparência das imagens que foram redimensionadas. 
Um exemplo onde nós podemos encontrar este efeito, se nós estamos a trabalhar com o software de foto ou outros programas gráficos, e tentarmos aumentar ou diminuir o tamanho de uma imagem digitalizada, podemos encontrar este efeito, especialmente verdadeiro se a imagem foi salva em um formato de baixa resolução, como por exemplo em formato JPEG.

http://empe.fe.up.pt/?q=node/34

Abraços

Sem comentários:

Enviar um comentário