terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sensitometria





É a ciência que estuda e avalia os negativos, os dispositivos, as ampliações e imagens geradas por materiais fotossensíveis como, por exemplo, os microfilmes define o relacionamento mais adequado entre a exposição e a densidade. É a sensitometria que define os padrões de funcionamento dos fotômetros e dos flash meters - aparelhos igualmente destinados a medir a intensidade da luz que irá incidir sobre o filme.
Esta pode ser defenida como medida do efeito do produto da exposição da luz sobre uma emulsão fotográfica revelada.
Na fotografia em branco e preto, o efeito de exposição traduz-se em diversas densidades cinza de prata metálica, ao passo quen na fotografia colorida, ela se traduz em densidades de corantes. Quanto maior a exposição, mais intenso é o depósito de prata ou de corantes na imagem revelada.

Para se obter um trabalho final de grande rigor tem de se controlar todas as etapas:

Exposição - A metodologia de determinação da uma exposição rigorosa no sentido de obter uma dada imagem final foi estruturada pelo fotógrafo americano Ansel Adams e designa-se por Sistema de Zonas.

Sensibilidade da película - Ao aplicar o Sistema de Zonas, torna-se necessário conhecer com rigor qual a sensibilidade real que o filme tem, uma vez que a sensibilidade que o fabricante especifica é meramente indicativa. A sensibilidade depende do revelador usado e das condições da revelação, do lote de fabrico e condições de armazenamento do filme, do fotómetro estar ou não calibrado, etc.

Impressão da Fotografia - Etapa final do processo. Uma vez que exista um negativo correcto, obter a imagem pretendida torna-se muito mais fácil, e é sempre possível fazer diversas tentativas.

A sensitometria trata do segundo ponto - determinação da sensibilidade real de um filme nas condições em que vai ser usado e processado.

Abraços

Sem comentários:

Enviar um comentário