segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Controlar a profundidade de campo




Apesar do tamanho de impressão e a distância de visualização serem fatores importantes que influenciam na aparência do círculo de confusão para os nossos olhos, a abertura e a distância focal são dois elementos chave que determinam quão grande o círculo de confusão será no sensor da sua câmera. Aberturas maiores (números F menores) e distâncias de foco mais próximas produzem profundidades de campo mais rasas. O seguinte teste de profundidade de campo foi feito variando-se a abertura, mas com a distância de foco fixa e com uma lente de 200mm numa câmera digital com um sensor com fator de corte de 1.6X (ou seja, a lente é equivalente a uma de 320mm em uma câmera de 35mm):




      








          f/8.0














           f/5.6











 


         f/2.8


 
Esclarecendo: distância focal e profundidade de campo

Notem como a distância focal não foi mencionada como um factor que influência a profundidade de campo mesmo que as câmeras teleobjectivas aparentem criar uma profundidade de campo muito mais rasa, isso deve-se principalmente ao facto delas normalmente serem usadas para fazer com que o objecto da foto aparente ser maior quando o fotógrafo não consegue aproximar-se dele. Se o objecto ocupar a mesma fracção do visor da câmera (magnificação constante) para ambos uma lente grande angular e uma teleobjetiva, a profundidade de campo total é praticamente a mesma com a distância focal!
Isso, é claro, obrigaria a uma proximidade muito maior com a lente grande angular ou uma distância muito grande com a teleobjetiva, como é demonstrado na seguinte tabela:

Distância Focal (mm)     Distância de Foco (m)    Profundidade de Campo (m)


           10                                   0.5                                0.482

           20                                   1.0                                0.421

           50                                   2.5                                0.406

          100                                  5.0                                0.404

          200                                  10                                 0.404

          400                                  20                                 0.404

Para perceberamos como há realmente uma subtil mudança para as menores distâncias focais, isto é um efeito real, mas é desprezível quando comparado com a abertura e a distância de foco.
Sendo a profundidade de campo total sendo práticamente desprezível, a fracção de profundidade de campo que está em frente e atrás da distância de foco muda com a distância focal, como vemos abaixo:

                                 Distribuição da Profundidade de Campo
Distância Focal (mm)         Trás                   Frente


         10                            70.2 %               29.8 %

         20                            60.1 %               39.9 %

         50                            54.0 %               46.0 %

        100                           52.0 %               48.0 %

        200                           51.0 %               49.0 %

        400                           50.5 %               49.5 %

Isso mostra uma limitação do conceito tradicional de profundidade de campo: ele só leva em conta a profundidade de campo total e não sua distribuição em torno do plano de foco, mesmo que ambos contribuam para a percepção de nitidez.
Uma lente grande angular tem uma transição mais gradual da profundidade de campo atrás do plano de foco do que na frente, o que é importante para fotografias de paisagens.

Por outro lado, quando um objecto numa distância fixa é focado a partir de um mesmo ponto, uma lente com distância focal maior terá uma profundidade de campo menor (apesar das imagens aparentarem algo completamente diferente). Isso é mais próximo ao uso diário dos diferentes tipos de lentes, mas é um efeito devido a magnificação e não distância focal.
Lentes com distâncias focais maiores também aparentam ter uma profundidade de campo menores pois estas "achatam" a perspectiva. Isto resulta em fundos muito maiores relativamente ao primeiro plano, mesmo se não há mais detalhe. A profundidade de campo também aparenta ser menor para as câmeras SLR do que para compactas digitais pois as SLR necessitam menores distâncias focais para atingir o mesmo campo de visão.

Abraços!

http://www.normankoren.com/Tutorials/MTF6.html

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