segunda-feira, 9 de novembro de 2009

(Refracção da Luz) Como um peixe vê uma rapariga?

A figura ao lado mostra como um peixe vê o corpo de uma rapariga de biquini que está dentro de água até a cintura. O peixe está situado a uma distância de uns 10 metros da rapariga e vê essa curiosa imagem. Para entender porque ele vê a rapariga desta forma, observem a figura abaixo.




A figura mostra alguns raios de luz que vão do corpo da rapariga até aos olhos do peixe. As trajectórias (1) e (2) vão directamente através da água até ao peixe. Deste modo, ele vê a parte inferior do corpo normalmente.
Já um raio de luz (3) que sai dos pés da rapariga pode chegar aos olhos do peixe depois de uma reflexão total na superfície interna da água. O peixe verá a parte submersa da rapariga reflectida como se houvesse um espelho na superfície. Daí a imagem com as pernas invertidas.
Os raios de luz que saem da parte do corpo que está fora da água só podem chegar aos olhos do peixe por refracção.
O raio (4), por exemplo, que sai quase rasante à superfície, chega aos olhos do peixe na direcção (5). O alto da cabeça da rapariga (Y) será visto na posição (Z). Como o ângulo ZPY é menor que o ângulo YPX, a imagem que o peixe vê da parte de fora do corpo é achatada.


"Vale a pena traçar alguns raios extras nesta figura para entender melhor como se forma esta interessante imagem".



Abraços

Sem comentários:

Enviar um comentário