segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O índice de refracção e o desvio da luz.



Muito resumidamente vou explicar a relação entre as velocidades da luz nos dois meios, é chamada de índice de refracção. Vejam, na tabela ao lado, o valor da velocidade da luz em vários meios. Na última coluna vemos o índice de refracção supondo que a luz vai do ar para o outro meio. Então, se a luz vai do ar para o vidro, o índice de refracção n é dado pela divisão da velocidade da luz no ar (300.000 km/s) pela velocidade da luz no vidro (200.000 km/s). Logo, n = 1,5.
Quanto maior o índice de refracção de um material, em relação ao ar, maior será o desvio da luz quando passa do ar para esse material. Vejam, na figura abaixo, o desvio da luz quando passa do ar para os três meios relacionados na tabela acima. Em todos os casos, a luz incide na interface que separa os meios com um ângulo de 60o, para podermos comparar. O desvio é maior para o diamante, que tem o maior índice de refracção.




Observem também, que o caminho da luz é reversível. Isto é, a figura acima mostra a luz passando do ar para o outro meio, mas também serve para mostrar a luz a passar do outro meio para o ar. Por exemplo, se a luz vem da água com um ângulo de 40o, ela passará para o ar com um ângulo de 60o. Portanto, quando o feixe de luz passa de um meio para outro onde sua velocidade é maior, ele afasta-se da normal.


Sem comentários:

Enviar um comentário